segunda-feira, 19 de março de 2012

Nosso companheiro, nosso Raul


"Eu sei que determinada rua que eu já passei
Não tornará a ouvir o som dos meus passos..."


É muito difícil.
Como não poderia deixar de ser, o poeta preferido do “nosso Raul”, o próprio Raul, antevendo um futuro triste, pensou nas muitas hipóteses que rapidamente passam pela nossa cabeça quando pensamos na morte...

"Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.
Existem tantas... Um acidente de carro.
O coração que se recusa a bater no próximo minuto,

A anestesia mal aplicada,
A vida mal vivida, a ferida mal curada, a dor já envelhecida
O câncer já espalhado e ainda escondido, ou até, quem sabe,
Um escorregão idiota, num dia de sol, a cabeça no meio-fio."

Apesar do menino Élvio ter finalizado neste final de semana e de maneira trágica a passagem dele por aqui, não é nisso que nós, irmãos, amigos e camaradas devemos nos apegar...

Nossa homenagem fica não porque ele partiu, mas por muito que viveu e deixou.
Com muito carinho, será sempre lembrado em nossas reuniões, seminários, jantas e rodas de amigos.
Marcado pelos trejeitos, e-mails engraçados, histórias malucas, teorias e expressões muito próprias: “seguinte...”, “é isso!”, “pode crer!”, etc... estará imortalizado entre nós.

Ele foi dedicado, puro e intenso como poucos conseguem ser em sua luta. Com entusiasmo e boa vontade tão característicos, acreditou que o mundo tinha jeito e fez de toda sua caminhada acadêmica e vida militante, momentos dedicados a pensar que mundo, então, poderia ser esse!

Mas, muito precocemente se foi, vendo pouco ou quase nada daquilo que tanto lutou.
Com um coração mais do que generoso, foi capaz de amar de modo incondicional, por isso pensar na sua ausência dói tanto!

Mesmo assim, nós seguiremos, e seguiremos sabendo que ele segue conosco. Como camarada que era, jamais nos abandonaria num momento como esse.

[A foto escolhida não é por acaso. É o nosso Raul da maneira como sempre quis estar. E da maneira como muito viveu: livre. Com bondade. É dessa forma que ainda o vemos... um pássaro que sonha, que voa... e que está eternizado dentro de nós]

Por ele... força, luta e adiante!
Raul, presente!

2 comentários:

  1. Irmão, em breve te encontraremos!!! Thiago Rafagnin

    ResponderExcluir
  2. Bom dia pessoal!
    Gostaria muito de agradecer a todos amigos e colegas que compareceram para dar uma última homenagem ao meu primo amado que sempre vai estar comigo nos meus pensamentos, sonhos, pois passamos por bons momentos principalmente em nossa infância, como já foi dito na homenagem que vocês fizeram, ele não completou o seu objetivo profissional, mas com certeza fez muitas revoluções para alcançar seus objetivos, e aposto que ele deve ter ido com muita paz sabendo que tem muitos amigos confortando a mãe e o irmão dele que ficaram e ficaram sentindo muita falata dele!
    Mas estamos todos juntos numa linha infinita, e nessa linha de amigos, irmãos, primos, vizinhos, etc... peço a todos que rezem por ele para que ele possa descansar em paz!!!
    A prima del que ama muito ele e jamais vai deixar de amar, pois foi sempre meu amigão, desde de pequeno deixava de sair com o irmão e os primos quando se encontravam, para não me deixar sozinha... nunca vou esquecer!
    Mas como ja falei, agradeço a todos mesmo, de coração, um grande abraço da prima do raulzito, meu alemãozinho Elvio Ricardo Porto!

    Att.:Fernanda Porto!

    ResponderExcluir