domingo, 30 de outubro de 2011

A RUA É NOSSA!

O IMA convida a todos indignados a se unirem na luta da busca pela democracia

Com este grito, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas e praças de mais de mil cidades do mundo inteiro, em cerca de 100 países de todos os continentes.
Com inúmeras reivindicações setoriais e a denúncia do sistema capitalista como o gerador da fome, de todas as desigualdades (sociais, sexuais e raciais) que atingem milhões de seres humanos e da crise ambiental que ameaça a vida do planeta, o dia 15 de outubro ficará marcado na história como o dia em que @s indignad@s de todo o mundo disseram basta à exclusão e defenderam a implantação de uma DEMOCRACIA REAL em que todos sejam ouvidos e em que os governos não sirvam apenas para garantir os direitos de uma minoria que vive às custas da miséria, da opressão e da destruição dos bens naturais.

Na Europa, todas as principais cidades se mobilizaram e fizeram grandes manifestações. Nos EUA, o Movimento Ocupar Wall Strett se espalhou por todo o país e mais de cem cidades participaram das mobilizações. Também na Ásia o 15-O mostrou sua força, com mobilizações em países como Japão, Coréia do Sul, China e Taiwan.

No Brasil, dezenas de cidades também foram às ruas levar seu grito em defesa da vida, como São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Em nosso Estado, além de Porto Alegre, que realizou uma grande manifestação, também Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas estiveram presentes nesta luta.

Em nossa cidade, cerca de duas centenas de pessoas, entre estudantes, professores, previdenciários, camelôs, bancários, desempregados e muitos outros percorreram as ruas do centro e realizaram uma Assembleia Popular na Praça Coronel Pedro Osório.
Bandeiras como a luta contra os transgênicos e pela soberania alimentar do país, por 10% do PIB para a educação, por Reforma Política que estimule a democracia participativa e acabe com a ditadura financeira sobre os processos eleitorais e o atendimento das justas reivindicações dos trabalhadores que estão mobilizados e em greve, entre tantas outras, foram defendidas por todos os presentes.

Como encaminhamento, os presentes destacaram a importância daquele momento, ao promover o encontro de vários segmentos de lutadores sociais e apontaram para a continuidade deste movimento, procurando ampliá-lo e incorporando todos os debates que interessam aos setores populares de nossa cidade, hoje ignorados e desrespeitados por seus gestores. É preciso superar a divisão e o corporativismo e lutarmos juntos para construir outra cidade e outro país!

Convidamos a todos para reunião no dia 1º de novembro (terça-feira) às 17:30, no Instituto Mário Alves/IMA, para definir nossos próximos passos, inclusive a proposta de criação do Fórum de Lutas Sociais de Pelotas. Participe!

Associação dos Camelôs de Pelotas (ACAMPEL) - ASUFPEL - CSP/CONLUTAS - CUT/Regional Sul Coletivo Juntos Coletivo Levante - Coletivo Rede de Comunicação - Coletivo Tranca Rua - DCE UCPEL DCE UFPEL Instituto Mário Alves/IMA - RádioCom 104,5 FM - SINASEFE - SINDISPREV/RS Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação/Pelotas

sábado, 29 de outubro de 2011

IMA divulga ações e expõe no Piquenique Cultural

No próximo domingo (30) o Instituto Mário Alves mais uma vez se fará presente no evento multicultural


Apoiador há quase um ano do Piquenique Cultural, a participação do IMA tem rendido bons frutos no contato maior com a comunidade e na divulgação de suas ações em eventos que possibilitam uma interação maior com o público.

No próximo domingo (30), o IMA levará àCOHAB Tablada a sua banca de livros juntamente com produtos de sua livraria, além de expor a Mostra de Fotografias sobre o Movimento Estudantil em Pelotas.


Sobre o Piquenique Cultural

É um evento multiartístico e itinerante que percorre a cidade há um ano, chega à sua 8ªedição, onde visita pela primeira vez o Bairro Três Vendas. O evento já passoupelo Fragata, Centro, Porto e Areal, desa vez irá para a Zona Norte de Pelotas.

No próximo domingo (30), a CohabTablada será convidada a realizar um piquenique coletivo na Praça Thomaz Flores, onde, das 15 às 19h, diversos artistas estarão mostrando seu trabalho ao público e alegrando a tarde de domingo.

Com uma extensa programação, o PIQUENIQUE CULTURAL se propõe a levar àquela comunidade um programa diferente, ao ar livre e gratuito. Haverá mateada, ensaio aberto do Teatro do Chapéu Azul, apresentações musicais de Janete Flores, Antiorquestra RZZZ, Matheus Almeida e Diego Beck, entre outros, Varal de Poesias, exposição de artesanato, oficinas de circo, exibição de cinema, atividades voltadas às crianças e muito mais.

Cerca de 250 crianças das Escolas Leivas Leite e Lar de Jesus estarão concorrendo a 5 kits-piquenique que incluem guloseimas e também material artístico, como um DVD do premiado curta metragem pelotense Sentimentário.

Participam desta edição do PIQUENIQUE CULTURAL: Grupo Olhos de Lata, Coletivo REDE, Ateliê Pulo de gato,Instituto Mário Alves, SOS Animais, Anjos e Querubins, além de artistas independentes.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Afro Cine: Projeto de cinema sobre questões da cultura negra

O Coletivo Negada informa as datas do primeiro afro-cine, mostra de longas e curtas metragens que trazem consigo questões sobre a questão afro-descendente. A ideia é se utilizar do cinema como uma forma de promover debates e reflexões.

O Afro-cine primeira edição se realizará no Instituo de Ciências Humanas (ICH) - Alberto Rosa, 154. O horário será sempre as 17 horas, na sala 145.

Filmes como Madame Satã e Good Hair já foram exibidos. A próxima edição será no dia 3 de Novembro com o filme Faça a coisa certa.

Confira a sinopse do filme:

Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing)

Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, (lá também há um armazém cujos donos são coreanos). Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Sal cultua decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. Um desentendimento com Mookie o leva a enfrentar uma série de mal-entendidos, que resultam em pancadaria. A polícia chega ao local e acaba matando um dos fregueses, transformando a confusão em tragédia.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

IMA foi um dos organizadores do 15 O em Pelotas

Movimentos sociais e a comunidade em geral foram participantes da mobilização
na data simbólica




As reivindicações setoriais e corporativas sempre existiram e tiveram seu papel na construção das lutas sociais. Entretanto, as experiências de mobilização pela construção de uma sociedade socialista e humanista apontam a necessidade clara de unificação e de objetivos estratégicos bem delimitados.
A unidade na diversidade é uma condição fundamental do atual momento da luta política em nosso país e no mundo. Mas a unidade precisa ser construída a partir de bases que possam ir além da mera disputa parlamentar e institucional, espaços onde as classes dominantes sempre mantiveram seu controle ideológico. Também precisamos superar a longa trajetória da esquerda da busca de espaços de poder que na realidade nada significavam, além de pequenas vaidades pessoais. A luta pela sustentabilidade do planeta, pela igualdade de gêneros e etnias, por liberdades democráticas e pelas demais lutas políticas e ideológicas que hoje perpassam o planeta precisam construir um ponto em comum: o combate ao capitalismo e a todas as formas de dominação e discriminação.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

15 de Outubro: A voz e a hora d@s indignad@s do Brasil e do mundo


Há 500 anos, o Brasil é um país saqueado por políticos corruptos, ruralistas e empreiteiros gananciosos. O governo brasileiro segue dominado pela mesma elite que levou nosso país a um dos primeiros lugares em desigualdade social.


Estudantes e trabalhadores do mundo inteiro ocupam ruas e praças em busca de mudança:
A Espanha, Grécia, Portugal, sofrem as consequências da crise econômica. Os governos e empresários querem que a população pague a conta da crise criada por eles. Como resultados: cortes sociais, redução de direitos e desemprego. No Chile, o laboratório do neoliberalismo, não existem mais escolas ou universidades públicas e gratuitas. Já no Egito, Tunísia, Síria, Líbia, após anos de domínio das ditaduras com apoio das “democracias” do ocidente, garantindo-lhes a estabilidade e os lucros do petróleo. No último mês, em protesto contra as políticas do governo Obama, que despejou bilhões de dinheiro público para salvar os bancos, manifestantes ocupam o coração financeiro do capitalismo mundial: Wall Street.

No Brasil, desde o início do ano já sentimos o peso da crise com o corte de R$50 bilhões do orçamento. Sabemos que esse corte de verbas afeta exatamente os trabalhadores e a juventude. São recursos menores para educação, saúde e segurança. Por outro lado, logo depois, o governo destinou R$25 bilhões para as empresas, da mesma forma que destina quase 50% do orçamento para o pagamento da dívida interna e externa. Ou seja, retira do povo trabalhador e dá para banqueiros, empresários e multinacionais.

Desde o início do ano, tivemos operários da construção civil, metalúrgicos, bombeiros, policiais militares demonstrando com suas paralisações e/ou protestos a necessidade de melhores condições de trabalho e salário. Os trabalhadores da educação, em vários estados e municípios, estiveram em longas greves reivindicando Piso Salarial e estrutura para as escolas. Houve greve dos servidores de universidades e servidores e professores dos Institutos Federais estão com suas atividades paralisadas há dois meses. Não foram poucas as ocupações de reitorias para exigir qualidade na universidade pública. Atualmente temos Correios e Bancários em greve há vários dias, além dos servidores federais do judiciário e MP do Mato Grosso em paralisação de 48 horas.

Chegou o momento em que todas as nações, todas as pessoas se unem e tomam as ruas para dizer: Basta! É hora de assumir a nossa responsabilidade e o nosso direito a uma vida livre e justa. 15 de outubro: um só planeta, uma só voz.

Diante desses fatos, ocorre a organização do movimento 15 de Outubro, conhecido como 15.O, no mundo inteiro. Em Pelotas, várias organizações estão se empenhando para construir esse momento rico para toda a população.

Com o objetivo de somarmos forças, convidamos a todos a unirem-se a nós nesta organização. O IMA, juntamente com outras organizações, estarão reunidos nesta quinta feira, dia 13, às 18horas, na sede do DCE-UFPel – Rua Félix da Cunha – em frente à Praça Cel. Pedro Osório.

O movimento em Pelotas conta com as seguintes organizações:
DCE UFPEL – CSP- CONLUTAS – Instituto Mário Alves (IMA) - SINASEFE
DCE UCPEL – Associação dos Sargentos, Sub-sargentos e Tenentes da BM – regional Sul
ASUFPel – Rádio.Com – Associação dos Cabos e Soldados da BM – regional Sul
Sind. dos Trabalhadores da Alimentação – Associação dos Inativos da BM – regional Sul e Trabalhadores dos Camelôs.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IMA expõe no Piquenique Cultural

Dentro das comemorações de 1 ano do evento, o Instituto Mário Alves estará presente no próximo domingo na Praça Cel. Pedro Osório


Chegando em dua 7ª edição, o Piquenique Cultural acontecerá na Praça Coronel Pedro Osório, a partir das 14 h, no domingo. Desde outubro do ano passado, o evento circulou por 04 bairros, apresentando cerca de 50 atrações artísticas diferentes para mais de 3000 pessoas. Ao Teatro do Chapéu Azul, idealizador do evento, uniram-se pelo menos 43 empresas, projetos e instituições que apostaram na iniciativa.

O Instituto Mário Alves tem sido parceiro da iniciativa, participando como expositor e apoiador das edições. Os participantes poderão conferir informações do Instituto e do Ponto de Cultura Memórias em Movimento, além de terem acesso ao material da livraria como livros, camisetas, adesivos, cartões e banners.

A edição que conta com mais de 40 atividades artísticas e culturais terá a edição do Cineclube 1968, projeto que o IMA também é parceiro e um dos idealizadores.