domingo, 30 de outubro de 2011

A RUA É NOSSA!

O IMA convida a todos indignados a se unirem na luta da busca pela democracia

Com este grito, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas e praças de mais de mil cidades do mundo inteiro, em cerca de 100 países de todos os continentes.
Com inúmeras reivindicações setoriais e a denúncia do sistema capitalista como o gerador da fome, de todas as desigualdades (sociais, sexuais e raciais) que atingem milhões de seres humanos e da crise ambiental que ameaça a vida do planeta, o dia 15 de outubro ficará marcado na história como o dia em que @s indignad@s de todo o mundo disseram basta à exclusão e defenderam a implantação de uma DEMOCRACIA REAL em que todos sejam ouvidos e em que os governos não sirvam apenas para garantir os direitos de uma minoria que vive às custas da miséria, da opressão e da destruição dos bens naturais.

Na Europa, todas as principais cidades se mobilizaram e fizeram grandes manifestações. Nos EUA, o Movimento Ocupar Wall Strett se espalhou por todo o país e mais de cem cidades participaram das mobilizações. Também na Ásia o 15-O mostrou sua força, com mobilizações em países como Japão, Coréia do Sul, China e Taiwan.

No Brasil, dezenas de cidades também foram às ruas levar seu grito em defesa da vida, como São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte. Em nosso Estado, além de Porto Alegre, que realizou uma grande manifestação, também Passo Fundo, Santa Maria e Pelotas estiveram presentes nesta luta.

Em nossa cidade, cerca de duas centenas de pessoas, entre estudantes, professores, previdenciários, camelôs, bancários, desempregados e muitos outros percorreram as ruas do centro e realizaram uma Assembleia Popular na Praça Coronel Pedro Osório.
Bandeiras como a luta contra os transgênicos e pela soberania alimentar do país, por 10% do PIB para a educação, por Reforma Política que estimule a democracia participativa e acabe com a ditadura financeira sobre os processos eleitorais e o atendimento das justas reivindicações dos trabalhadores que estão mobilizados e em greve, entre tantas outras, foram defendidas por todos os presentes.

Como encaminhamento, os presentes destacaram a importância daquele momento, ao promover o encontro de vários segmentos de lutadores sociais e apontaram para a continuidade deste movimento, procurando ampliá-lo e incorporando todos os debates que interessam aos setores populares de nossa cidade, hoje ignorados e desrespeitados por seus gestores. É preciso superar a divisão e o corporativismo e lutarmos juntos para construir outra cidade e outro país!

Convidamos a todos para reunião no dia 1º de novembro (terça-feira) às 17:30, no Instituto Mário Alves/IMA, para definir nossos próximos passos, inclusive a proposta de criação do Fórum de Lutas Sociais de Pelotas. Participe!

Associação dos Camelôs de Pelotas (ACAMPEL) - ASUFPEL - CSP/CONLUTAS - CUT/Regional Sul Coletivo Juntos Coletivo Levante - Coletivo Rede de Comunicação - Coletivo Tranca Rua - DCE UCPEL DCE UFPEL Instituto Mário Alves/IMA - RádioCom 104,5 FM - SINASEFE - SINDISPREV/RS Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação/Pelotas

Nenhum comentário:

Postar um comentário