quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Resistência à Ditadura:a história do jornal Movimento

Com exemplares do revolucionário jornal da imprensa alternativa,
o IMA possui material à disposição

Através da história do Jornal Movimento, será lançado em agosto o livro: "Jornal Movimento, uma reportagem", de Carlos Azevedo, da editora Manifesto. A reportagem traça o contexto do jornal da imprensa alternativa que, entre 1975 e 1981 foi um dos principais veículos da oposição à ditadura militar brasileira.

O objetivo é narrar a história de Movimento sob uma perspectiva jornalística, a partir da análise de documentos da época e entrevistas com aqueles que participaram da redação, da administração e comercialização de Movimento, além dos componentes do Conselho Editorial, colaboradores e cotistas de Edição S/A – a editora de propriedade dos jornalistas que publicava o semanário.

Como principais fontes documentais, o livro utiliza o arquivo de Raimundo Rodrigues Pereira, ex-editor-chefe de Movimento, doado para o Arquivo Público do Estado de São Paulo; os documentos do Ministério da Justiça referentes à censura, que se encontram no Arquivo da Biblioteca Nacional; e as milhares de laudas, ilustrações e fotos do jornal, vetadas para publicação, atualmente conservadas no Arquivo Municipal do Rio de Janeiro. Cartas, fotos e documentos guardados pelos ex-colaboradores do jornal também estão sendo coletados ao longo do trabalho.

O livro será acompanhado de um DVD contendo a coleção completa do jornal digitalizada e indexada, o que vai garantir a preservação dos originais e permitir ao leitor um mergulho nessa que foi uma das principais publicações da imprensa popular e que fez parte da frente democrática de oposição à ditadura militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário