terça-feira, 9 de agosto de 2011

CineClube 1968 estreia no dia 13

Cineclubes: Compartilhamento e reflexão
O movimento que possibilita diversidade, debate, acesso e construção do conhecimento

Atendendo a necessidades que o cinema comercial não atendia, os cineclubes surgiram como uma possibilidade de inclusão, agregação e compartilhamento do conhecimento e da cultura. Surgido no França, no século XX, o cineclubismo pode ser caracterizado como um instrumento que convida o espectador a assistir, debater e refletir sobre diferentes temas que compõem o cinema, operando e circulando em diferentes comunidades sociais.

No Brasil, o movimento do cineclube começou em 1929, tendo a primeira exibição no Rio de Janeiro, tomando, a partir daí, uma força entre outros espaços do País. Com o Movimento Cineclubista responsável por experimentar um processo de rearticulação através do CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros), hoje o cineclubismo existe ativamente em diversas localidades do País, sendo um instrumento estratégico de agregação social.

De acordo com a coordenadora do Cineclube de Jaguarão/RS e integrante da federação Gaúcha de Cineclubes, Maria Fernanda Passos, a importância de espaços alternativos de exibições como os cineclubes possibilitam a ampliação do conhecimento e a vivência em outras realidades: “ Um cineclube, só é cineclube, se o público participar da escolha dos filmes, se tiver tempo e espaço para expressar suas sensações.”, explicou.


O movimento em Pelotas: Cineclube 1968 começa em agosto

A importância da construção do movimento cineclubista em Pelotas é de grande importância para o desenvolvimento cultural da cidade. Na contexto atual, diversos ciclos de cinema já acontecem a partir de iniciativas de grupos de pesquisas e departamentos das Universidades.
Pensando na ampliação das discussões e da agregação, um grupo de coletivos da cidade tem se reunido periodicamente para dar força ao movimento cineclubista, possuindo curadorias de diferentes atuações e espaços alternativos de exibições. Denominado “Cineclube 1968”, referindo-se a um ano marcante e revolucionário, o cineclube coletivo pretende obter sua primeira exibição em agosto.

Quando: 13/08 (sábado)
Onde: Sindicato da Alimentação (Rua Almirante Barroso, 3124 - Centro)
Horário: 16 horas

Para mais informações e participações nas curadorias dos coletivos, envie um e-mail para contatoradiocom@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário