quarta-feira, 27 de abril de 2011

I Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos


No encerramento da I Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos, no próximo sábado (30), haverá a continuação dos debates em torno dos temas, além das apresentações de artigos e a presença de Eduardo Solari apresentando "Não dá para esquecer", às 17 horas.

Confira toda a programação:

domingo, 17 de abril de 2011

Memórias em Movimento encerra com pretensões de continuidade

"Quem contar, traz à memória sabendo que a dor existe
quando a morte ainda insiste em calar quem faz a história" – Pedro Munhoz


O Memórias em Movimento não poderia deixar de fora de sua abordagem a relevância que o movimento da contra-cultura e a manifestação cultural presente no movimento de esquerda, expressou significantemente na identidade e na força das lutas ideológicas presentes na mobilização social.

O terceiro e último dia de programação contou com o debate: “A cultura como resistência: o Movimento Estudantil na construção da contra-cultura”, trazendo a participação do cientista político e assessor de Cooperação de Relações Internacionais do governo do RS, Tarson Nuñes e do médico em saúde do trabalho, Rogério Dornelles.

O ator José de Abreu, participante do debate, não pôde comparecer pessoalmente por motivos de gravações em sua atividade profissional, entretanto, encaminhou um vídeo especialmente para a programação do Seminário, onde contou as principais estratégias de mobilização estudantil no período em que estudou Direito, em São Paulo.

Os desafios e perspectivas do M.E. hoje tiveram mais uma vez destaque para o painel que teve a participação do Coordenador Geral da UEE Livre/RS Henrique Porto Lusa (Pulga), da Coordenadora Geral do DCE/UFRGS Rejane Aretz e do Presidente do DCE da FAPA, Jhonnantha Hirano.


O evento teve um momento de apresentação artística com o músico gaúcho Pedro Munhoz. O artista com o “cantar de um trovador” entoou composições que circulam entre seus seis discos autorais.

O Cio da Terra esteve presente
Houve também um momento reservado para exibição de não apenas um documentário, se não uma expressão de parte do momento contra-cultural vivenciado em 82, na cidade de Caxias do Sul, onde milhares de jovens se reuniram por três dias, participando a partir do acontecimento, de um grande marco na historia da revolução da juventude.

Os diretores Cacá Nazario e Eber Marzulo participaram do debate, após a exibição, contando sobre os aspectos técnicos e filosóficos do filme que reúne um riquíssimo material de arquivo do período e falas de nomes como Nélson Coelho de Castro, Nei Lisboa, Eduardo Bueno, entre outros.




O evento também contou com exposições de fotografias que mostram as manifestações no período da Ditadura Militar no Brasil.


O encerramento contou com a festa "É PROIBIDO PROIBIR" no Galpão do Rock.

Os três dias foram marcados com discussões sobre diversos temas que envolveram e ainda refletem no movimento estudantil, mas não encerra-se por aí. O Ponto de Cultura Memórias em Movimento propõe uma série de resgate a memória e construção do presente, a partir de outras atividades planejadas em sua grade de ações.

O Instituto Mário Alves, através do Ponto de Cultura agradece a todos os participantes que estiveram no Seminário e estarão presentes em discussão e consciência, na construção da reflexão e das mudanças que devem ser vivenciadas a partir da força que une aqueles que buscam reconstruções na história do movimento estudantil.

Fotos: Rede - Comunicação Social

Participaram da divulgação do Memórias, os blogs e as mídias:

RS Urgente - Zero Hora - ClickRBS - Amigos de Pelotas - Diário Popular - OngCea - Revista Seja - Educação Jurídica- Cirandas - Agenda Universia- Noite & Cia- 3º Milênio - Pelotas Convention - Assessoria Jurídica Popular - CastTV - UCPel - DigNow - RádioCom - FIUC - Imprensa Nanica - Sensitivus - Alvoroço - Movimento Contestação - Correio do Povo

TV Pampa - TV UCPel - TV Nativa - TV Cidade - TV Câmara

RádioCom - Rádio Universidade - Rádio Federal - Tupanci.

2º dia de debates: As diferentes concepções do Movimento Estudantil

O segundo dia do Memórias em Movimento se baseou em traçar uma abordagem histórica do Movimento Estudantil gaúcho no período da redemocratização com analogias ao contexto atual. Com apresentações de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências no eixo “Movimento estudantil: juventude, cultura e política”, a programação se estendeu com a mesa “A retomada do M.E. e suas diferentes concepções” trazendo a representação de algumas correntes estudantis da época.

Foto: Rede - Comunicação Social


Os painelistas procuraram, na abordagem do tema, reconstituir um pouco do ambiente histórico a partir das lutas do período, com as diferentes visões das correntes políticas estudantis que existiram, identificando as principais matrizes ideológicas de suas correntes de origem e apontando as estratégias de lutas a partir dos principais desafios.

Participaram da mesa:
Abner Gomes (AVALU)
Flávio Silveira (Peleia)
Ricardo Almeida (Resistência)
Júlio Flores (Convergência Socialista)
Luis Carlos Gastal (Unidade)
Luiz Alberto de Vargas ( Viração)
Valter Freitas (LIBELU)

Ainda na programação, o cientista político Renato Della Vechia participou da mesa: “A reconstrução do ME no RS no período da redemocratização: as lutas estão de volta” discutindo seu assunto de pesquisa (Movimento Estudantil no RS) e seu relato de experiência pessoal, abordando as especifidades do movimento de esquerda e da direita organizada, de 77 a 85. O professor mapeou os principais DCEs do RS, explicando o processo de construção que envolveu confronto e mobilização.

O deputado Federal Pepe Vargas, participante da mesma mesa de debate, não pôde estar presente, devido a um compromisso de agenda de última hora.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Memórias em Movimento: 1º dia de debates


"O passado é constantemente revivido. O lugar do passado é o presente"
(Maria Isabel Noll)

“O autoritarismo ainda está muito presente no Brasil.
A democraria é muito frágil" (Rafael Guimaraens)

Mesa de abertura - Foto: Carlos Alves (Rede)

O primeiro dia de debates no Memórias em Movimento teve na abertura, a primeira mesa de discussão denominada “A história de lutas da juventude brasileira: organização e resistência". A Cientista Política e professora da UFRGS Maria Isabel Noll, deu início ao tema, levantando, em seu depoimento, a importância e a valorização que a memória histórica possui para a reflexão do presente. Maria Isabel contextualizou tendências que o movimento estudantil viveu, como “Liberdade”, “Caminhando” e “Viração”, salientando a seguir, a inserção que o movimento cultural, através de organizações da época e – em especial, ao CPC da UNE,- possuiu como contestação para os militantes.

Ao lado da cientista política, o jornalista Rafael Guimaraens destacou a resistência que o movimento estudantil possuiu ao regime no período ditatorial, citando a força que jornais alternativos da época como "O Pasquim", "Opinião" e "Movimento" tiveram, consolidando-se como ampliadores da informação e da reflexão crítica.

Guimaraens é um dos autores – junto com Ivanir José Bortot- do livro “Abaixo a Repressão”, onde mostra a saga do Movimento Estudantil do AI-5 à reconstrução da UNE, enfatizando o comportamento e a cultura peculiar da geração dos anos 70.

O terceiro convidado da mesa, o historiador Nilo André Piana de Castro não pôde estar presente, por motivos de saúde.

O evento contou com a presença de aproximadamente 140 participantes e teve representações da coordenadoria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FURG, da Câmara de vereadores de Pelotas e de entidades estudantis da região sul.

Amanhã (14), a programação começa a partir das 9h da manhã com a apresentação de trabalhos acadêmicos no eixo “Movimento estudantil: juventude, cultura e política”, no campus I da UCPel. Na parte da tarde, as discussões no Auditório do Colégio São José, terão a representação das principais correntes estudantis do período da redemocratização, trazendo a retomada do M.E. suas diferentes concepções. A noite, o Seminário terá a participação do Deputado Federal Pepe Vargas e do cientista político Renato Della Vechia no painel: "A reconstrução do M.E. na redemocratização: as lutas estão de volta".


- Confira a programação completa do evento clicando aqui.

- Veja fotos do primeiro dia, aqui.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Seminário Memórias em Movimento inicia HOJE

Haverá transmissão colaborativa do evento, através do twitter

O Seminário Memórias em Movimento inicia hoje (13) com a mesa de abertura "A história de lutas da juventude brasileira: organização e resistência" a partir das 19 h no auditório do Colégio São José, em Pelotas/RS. Estarão presentes para compor a mesa de discussão, a Cientista Política e professora da UFRGS Maria Isabel Noll, o Historiador e Professor do Colégio Aplicação/UFRGS Nilo André Piana de Castro e o jornalista Rafael Guimaraens.

Confira a Programação completa dos três dias de Seminário, AQUI.

Os interessados em participarem das atividades, podem comparecer no Instituto Mário Alves (IMA) – End.: Andrade Neves, 821, Pelotas/RS - até sexta-feira, das 13h às 18h. No local do evento, também haverá possibilidade de inscrição.



VALORES:
As inscrições para o público geral são gratuitas, entretanto, para aqueles que querem certificado de participação, o valor da inscrição é de R$ 15, 00 . Sócios do IMA pagam 10,00.

TRANSMISSÃO VIA TWITTER:

Para quem quiser acompanhar a cobertura do evento através da internet, o twitter do IMA (@IMAPelotas) em parceria com o da RádioCom (@radiocom), estarão com informações do debate, em tempo real, a partir das 19 h de hoje.

Faça parte dessa colaboração juntamente conosco, usando a tag #SeminarioIMA para debater e informar sobre o Memórias em Movimento.

O quê: Seminário Memórias em movimento: juventude, cultura e política
Quando: quarta, quinta e sexta-feira
Onde: auditório do Colégio São José
Para participar: entrada franca
Quem paga: apenas os interessados em obter certificado
Qual o valor: R$ 15,00


*Mais informações pelo telefone do IMA: (53) 3025 72 41.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Memórias em Movimento exibe e debate documentário Cio da Terra

Os realizadores estarão na mesa de encerramento da programação

"O pessoal não sabia o que dizer, estava simplesmente maravilhado.
Afinal, o Rio Grande do Sul, nunca tinha visto nada igual: cerca de 15 mil jovens, durante três dias e três noites conviveram com plena
liberdade, debatendo, ouvindo músicas,
assistindo peças de teatro, dançando, ou apenas circulando pelo parque e tomando sol.

Nos caminhos e nos pavilhões vendiam-se jornais políticos, todo tipo de artesanato, camisetas com inscrições. Nos debates, os mais diferentes assuntos: mulher, ecologia, música,
teatro, literatura, cinema, negro, política sindical, etc.,
havia sempre muita gente participando, perguntando e dando opiniões.

E naquela paz, uma sensação de alegria se multiplicava sob o sol
e a lua cheia iluminando milhares de jovens..."
Juarez Fonseca (novembro de 1982)


Foto: Cio da Terra - cedida pelo Museu Municipal de Caxias do Sul.


Em plenos tempos de ditadura militar. Outubro de 1982. O Rio Grande do Sul viveu esses três dias e as três noites de liberdade, música, teatro e debates políticos. O evento Cio da Terra, reuniu 15 mil jovens nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul, marcando aqueles que fizeram parte dessa história e incitando curiosidades aos que não viveram naqueles tempos, mas que entendem a efervescência que o movimento causou até hoje na memória dos presentes.

O Seminário Memórias em Movimento não poderia deixar de exibir um documentário que expressa grande parte desse movimento. A produção “Cio da Terra”, realizada por Cacá Nazario e Eber Marzulo encerrá o evento, a partir das 20hs de sexta-feira (15), tendo, na seqüência, um debate com os produtores do documentário.

Cartaz Cio da Terra, 1982



SOBRE O DOCUMENTÁRIO:
A produção de 42 minutos reúne, entre outros depoimentos, falas de Nélson Coelho de Castro, Nei Lisboa, Eduardo Bueno, Jorge Mautner e Giba Assis Brasil. O documentário foi feito com registros de imagens recuperadas de um filme realizado durante o evento e com material de arquivo do período. O projeto foi financiado com recursos do Fumproarte e do Banrisul.

Produção e direção:Cacá Nazario
Roteiro e co-direção: Eber Marzulo
Fotografia: Bruno Polidoro
Montagem: Denise Marchi e Rogério Ferrari.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

É PROIBIDO PROIBIR – Festa de encerramento do Seminário


Os três dias de debates, exposições e resgates às memórias do Movimento Estudantil, através do Seminário Memórias em Movimento, terão, no fim do último dia do evento, uma festa de encerramento com muita música alternativa.


Participe!

O quê: Festa “É proibido proibir” - encerramento do Seminário
Quando: 15/04 (sexta-feira)
Onde: Galpão do Rock (José do Patrocínio, 8 – Pelotas/RS)
Quanto: R$ 5,00
Realização: IMA – Ponto de Cultura Memórias em Movimento


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Inscrições para o Seminário Memórias em Movimento

Os interessados em participarem das atividades do “Memórias em Movimento – Juventude, Cultura e Política”, nos dias 13, 14 e 15 de abril, podem comparecer no Instituto Mario Alves (IMA) – End.: Andrade Neves, 821, Pelotas/RS - de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Também haverá a possibilidade de inscreverem-se nas Universidades, com a presença da equipe organizadora que estará com bancas de divulgação e inscrições nos prédios da UFPel e da UCPel nessa semana até o dia do evento.



VALORES:

As inscrições para o público geral são gratuitas, entretanto, para aqueles que querem certificado de participação, o valor da inscrição é de R$ 15, 00 . Sócios do IMA pagam 10,00.

Mais informações pelo telefone do IMA: (53) 3025 72 41.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Teaser Seminário "Memórias em Movimento"


Projeto "Memória do Movimento Estudantil Universitário Gaúcho no Período da Redemocratização -- 1977/1985: Juventude, Cultura e Política".

O Seminário tem o propósito de discutir e sistematizar os principais temas que envolveram o periodo do Movimento Estudantil Gaúcho na Redemocratização e construir uma rede de apoio entre o IMA, a sociedade organizada e o público interessado.

[Teaser produzido pela Rede - Cooperativa de Comunicação]