quinta-feira, 14 de abril de 2011

Memórias em Movimento: 1º dia de debates


"O passado é constantemente revivido. O lugar do passado é o presente"
(Maria Isabel Noll)

“O autoritarismo ainda está muito presente no Brasil.
A democraria é muito frágil" (Rafael Guimaraens)

Mesa de abertura - Foto: Carlos Alves (Rede)

O primeiro dia de debates no Memórias em Movimento teve na abertura, a primeira mesa de discussão denominada “A história de lutas da juventude brasileira: organização e resistência". A Cientista Política e professora da UFRGS Maria Isabel Noll, deu início ao tema, levantando, em seu depoimento, a importância e a valorização que a memória histórica possui para a reflexão do presente. Maria Isabel contextualizou tendências que o movimento estudantil viveu, como “Liberdade”, “Caminhando” e “Viração”, salientando a seguir, a inserção que o movimento cultural, através de organizações da época e – em especial, ao CPC da UNE,- possuiu como contestação para os militantes.

Ao lado da cientista política, o jornalista Rafael Guimaraens destacou a resistência que o movimento estudantil possuiu ao regime no período ditatorial, citando a força que jornais alternativos da época como "O Pasquim", "Opinião" e "Movimento" tiveram, consolidando-se como ampliadores da informação e da reflexão crítica.

Guimaraens é um dos autores – junto com Ivanir José Bortot- do livro “Abaixo a Repressão”, onde mostra a saga do Movimento Estudantil do AI-5 à reconstrução da UNE, enfatizando o comportamento e a cultura peculiar da geração dos anos 70.

O terceiro convidado da mesa, o historiador Nilo André Piana de Castro não pôde estar presente, por motivos de saúde.

O evento contou com a presença de aproximadamente 140 participantes e teve representações da coordenadoria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FURG, da Câmara de vereadores de Pelotas e de entidades estudantis da região sul.

Amanhã (14), a programação começa a partir das 9h da manhã com a apresentação de trabalhos acadêmicos no eixo “Movimento estudantil: juventude, cultura e política”, no campus I da UCPel. Na parte da tarde, as discussões no Auditório do Colégio São José, terão a representação das principais correntes estudantis do período da redemocratização, trazendo a retomada do M.E. suas diferentes concepções. A noite, o Seminário terá a participação do Deputado Federal Pepe Vargas e do cientista político Renato Della Vechia no painel: "A reconstrução do M.E. na redemocratização: as lutas estão de volta".


- Confira a programação completa do evento clicando aqui.

- Veja fotos do primeiro dia, aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário