segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um momento estratégico e importante para construções conjuntas

O Instituto se prepara para um novo momento: seu planejamento organizacional

Car@s Companheir@s

O IMA completou, neste mês de maio, 10 anos de atividades.

Neste período, vários foram os desafios enfrentados, sendo os principais, transformar o Instituto em referência para os movimentos sociais de Pelotas e viabilizá-lo financeiramente.
Fazendo um balanço desta década, podemos apontar grandes vitórias, como a realização de uma série de atividades, entre seminários, debates e diversas programações culturais: exibição de filmes e documentários, mostras fotográficas e apresentações musicais; todas elas tendo como eixo a preocupação social e política e a defesa da democracia e da classe trabalhadora.

Construímos, também, um patrimônio cultural e político bastante importante, com a viabilização de uma biblioteca e de uma videoteca que disponibilizam, muitas vezes de forma inédita na cidade, títulos sobre os mais variados temas da história e da atualidade.

Como resultado de tudo isto, podemos dizer que hoje somos reconhecidos por boa parcela das pessoas comprometidas com as lutas dos trabalhadores de Pelotas e também da região Sul e do Estado, como um todo.

Fato importante para demonstrar esta inserção foi a conquista, no final do ano passado, do Projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura, em parceria com a FURG. Nele estamos reconstituindo as memórias do Movimento Estudantil gaúcho na luta contra a ditadura militar e pela redemocratização do país.

Porém, várias são as dificuldades que persistem na trajetória do IMA, podendo-se destacar principalmente as relativas às questões organizacionais e financeiras, sendo que esta última por várias vezes praticamente colocou a necessidade de encerramento de nossas atividades. Quanto à questão organizativa, também enfrentamos problemas gravíssimos, uma vez que temos uma forma de funcionamento semi profissionalizado, o que limita enormemente as possibilidades de efetivação de nossas propostas.

Com isso, fazendo um balanço de nossas conquistas e de nossas dificuldades, estamos convencidos das grandes possibilidades que temos de construir uma organização mais forte, que possa cada vez mais atuar na formação daqueles comprometidos com as lutas sociais.
No entanto, sabemos que para que possamos atingir estes objetivos, é absolutamente fundamental uma profunda mudança em nossa forma de organização, bem como a atualização do debate sobre nossos objetivos e nossa vocação.

Nesse contexto, estamos entrando em um processo de debates internos sobre as questões aqui colocadas e queremos te convidar para que assumas conosco este compromisso, na participação de um Seminário de Planejamento Estratégico, realizado nos dias 2 e 3 de julho, o qual será ministrado por uma pessoa de fora do círculo do IMA e que tem experiência na condução deste tipo de atividade.

Antes disso, faremos uma reunião preparatória para o Seminário, que será realizada no dia 19 de junho (domingo), às 18 horas, na sede do IMA.

Faça parte deste processo e contribua para a construção desta importante ferramenta dos trabalhadores de nossa cidade e região.

Em breve, nesse espaço, você terá todas as informações para o Seminário de Planejamento.


(Coordenação Instituto Mário Alves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário