quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O IMA

O Instituto Mário Alves carrega em si não só a proposta de se construir em um espaço capaz de proporcionar estudos e debates, mas também busca manter viva uma concepção política que resgata a importância dos movimentos sociais como agente transformador de uma ordem social injusta e discriminadora.

O IMA é um instituto voltado ao desenvolvimento de estudos e pesquisas políticas, econômicas e sociais.

Tem como proposta central a criação de um espaço que promova a discussão, elaboração e a formação política, objetiva a participação de pessoas, instituições, movimentos sociais e entidades (governamentais e não-governamentais).

Caracteriza-se por ser uma organização civil sem fins lucrativos e não partidária. É composta de sócios voluntários que queiram aceitar os
Princípios do IMA e que forem aceitos pelo mesmo.

Partindo do pressuposto de que o processo de formação política não é, e nunca foi “neutro” em nossa sociedade, que todo processo de formação tem um norte nas disputas políticas-ideológicas, o IMA norteia suas atividades baseada em alguns princípios políticos filosóficos:

1. As atividades do IMA devem estar a serviço dos setores que historicamente vem sendo oprimido pelas classes dominantes na sociedade capitalista.
2. O IMA reconhece como questão relevante a existência da luta de classes na atual estrutura social mundial.
3. O IMA acredita na necessidade da permanente luta contra o sistema econômico capitalista que explora milhões de seres humanos, e não apenas combater a sua versão moderna conhecida como Neoliberalismo.
4. Entende que nem as experiências social-democrata nem o burocratismo estatal foram capazes de construir sociedades livres e de homens não alienados.
5. Que o processo de formação não pode basear-se em dogmas ou verdadeiros pré estabelecidas. Pelo contrário, a liberdade de pensamento é um elemento central na constituição de um projeto político que busque o resgate da liberdade humana.

O IMA busca proporcionar a seus associados várias atividades: cursos de formação, palestras, discussões sobre movimentos sociais (sindical, estudantil, juventude, etc.).

Junto a isso, os associados tem acesso a uma biblioteca com mais de 3 mil volumes e uma videoteca com mais de mil filmes em VHS e DVD.

Como forma de auto-sustentação, o IMA conta com uma loja onde vende camisetas, botons, posters, livros, revistas e outros produtos relacionados com os propósitos do mesmo.

Sendo uma Organização Não Governamental (ONG) e sem fins lucrativos, o IMA conta com a colaboração de seus sócios (as) e simpatizantes no que se refere à aquisição de livros, vídeos e contribuição financeira.

Colabore você também!

Um comentário:

  1. MUITO BOM nós da Ksa Rosa também estamos Solidários a Transformação dos Sujeitos pra interagir com a Conciência do seu Papel na História ..queremos etsra juntos ne Rede .
    Naristoni moura
    www.ksarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir