quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mário Alves

Mário Alves foi um dos principais fundadores dirigentes da luta contra a ditadura militar. Nasceu na Bahia em 14 de junho de 1923 e morreu, sob tortura, em 16 de Janeiro de 1970.
Foi membro da UNE e participou ativamente da luta contra o nazi-fascismo.

Entrou para o Partido Comunista Brasileiro, fez parte de sua direção estadual e, mais tarde, foi diretor dos jornais de grande circulação, do partido – a Imprensa Popular e o Novos Rumos. Aos 34 anos, foi eleito para o Comitê Central do PCB e, a seguir, para a Comissão Executiva Nacional.
Em 1967, por divergências políticas, saiu do PCB. Para Mário, a alternativa dos verdadeiros revolucionários era a luta armada contra a ditadura. Mas se distinguia, ao dizer que esta luta precisava ser combinada com a mobilização dos trabalhadores.


Em 1970, à noite, ao sair de casa, foi preso pela repressão política. No interrogatório, sob cruéis torturas, tombou finalmente morto.

Fiel ao texto que divulgou no interior do PCBR, Sete normas de comportamento na Prisão e no Tribunal, Mário não cedeu ao inimigo. Sua morte foi como sua vida: uma prova de dignidade. Mário era também um companheiro bem humorado, solidário e disciplinado.
A celebração da memória de Mário Alves homenageia um militante comunista que levou a coerência até às mais graves conseqüências pessoais. Nestes tempos de raras coerências, isto já seria o suficiente para que Mário Alves fosse celebrado.

Mas, somando-se a isto, Mário também nos traz outras mensagens: a confiança em encontrar no socialismo, no marxismo-leninismo, novas respostas diante da crise e a determinação de construir um novo partido, em cenário completamente adverso.
Ele nos deixou muitos exemplos, inclusive este: a sempre revivida disposição de construir o novo, algo superior e capaz de continuar, com mais vigor, a luta pelo socialismo.

“o mais brilhante intelectual da direção do PCB... Escrevia com elegância e impressionava pela clareza quase perfeita da exposição oral” Jacob Gorender - (companheiro no PCB e no PCBR, autor de Combate nas Trevas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário