terça-feira, 27 de novembro de 2012

IMA realiza projeto que resgata a memória do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região

Os momentos de luta da classe trabalhadora asseguraram, pela via direta, conquistas importantes nos planos político e econômico ao longo das últimas décadas. Infelizmente a lógica com a qual estrutura-se a sociedade, nos dias de hoje, pouco abre espaço para as memórias de entidades sindicais e movimentos classistas em geral.

Como não é de interesse das megacorporações e dos grupos de interesse que atuam nas estruturas de poder, o senso comum não possui as informações necessárias para compreender o grau de importância do sindicalismo combativo na retomada da democracia e nas diversas conquistas pontuais, que beneficiam não só um conjunto de trabalhadores, mas a sociedade como um todo.

Sendo assim, o Instituto Mário Alves (IMA) - em parceria com o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEB) - está lançando o projeto "Atividades de recuperação da memória histórica do SEEB e de comemoração pelos 80 anos”. Trata-se de uma oportunidade de resgatar a história de luta desta importante organização sindical e revelar à própria categoria, aos movimentos sociais e à comunidade em geral as passagens marcantes deste sindicato na conquista de direitos trabalhistas.

Desta forma, acredita-se estar não só cumprindo uma importante tarefa de resgate histórico, mas, sobretudo, contribuindo com o debate sobre temas de interesse da categoria bancária, da classe trabalhadora em seu conjunto e da população em geral, pois serão oportunizados momentos de diálogo e reflexão ao longo da execução do projeto.

Entre as atividades previstas, estão a realização de um documentário destacando a trajetória do SEEB e a edição de uma revista, que reunirá parte expressiva dos materiais coletados na pesquisa. As produções ficarão à disposição da categoria, configurando-se em registros históricos de grande valia para a formação política dos bancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário