domingo, 31 de março de 2013

I Mostra itinerante verdade e memória – Resistência cultural e heranças da ditadura civil-militar

O IF-Sul - em parceria com o Comitê pela Verdade Memória e Justiça de Pelotas e região e o Ponto de Cultura Memórias em Movimento (vinculado ao Instituto Mário Alves) realiza - durante toda a primeira semana de abril - a I Mostra Itinerante Verdade e Memória: resistência cultural e heranças da ditadura civil-militar.

As atividades ocorrem de 1º a 6 de abril, marcando a Semana Nacional Memória e Direitos Humanos. Durante o evento, serão realizadas diversas atividades; como mostras artísticas, exibição de documentários e rodas de conversa.

Nesta segunda-feira (1), às 9h, no Campus do IF-Sul Pelotas, será dado início às atividades, com uma mostra visual e auditiva sobre a resistência artística cultural na época da repressão. Às 19h a comunidade está convidada a participar de uma roda de conversa com a presença do Comitê pela verdade, memória e justiça de Pelotas e região. Na oportunidade, será exibido o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”.

Confira a programação completa logo abaixo:

1º e 2 de abril IFSul Campus Pelotas
09:00 às 22:00: mostra visual e auditiva sobre a resistência artística cultural durante os dois dias no saguão principal.
1º de abril 19:00: roda de conversa com a presença do Comitê pela verdade, memória e justiça de Pelotas e região + filme-debate “O ano em que meus pais saíram de férias” (110 min. Direção de Cao Hamburger – 2006)

2 de abril 19:00 sarau cultural
Professores participantes:
Literatura: Jaqueline Koshier
História: Ariel Roja, com a participação do Comitê pela Verdade, Memória e Justiça de Pelotas e região
Filme-debate
Memórias do movimento estudantil ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil (00:59 min. Direção de Sílvio Tendler – 2007) 

4 de abril IFSul Campus Bagé
09:00 às 18:00: mostra visual e auditiva sobre a resistência artística cultural durante dia no saguão principal
16:30 às 18:30: roda de conversa com a presença do Comitê pela verdade, memória e justiça de Pelotas e região + filme-debate “Memórias do movimento estudantil – ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” (00:59 min. Direção de Sílvio Tendler – 2007) OU “O ano em que meus pais saíram de férias” (110 min. Direção de Cao Hamburger – 2006)
Professores participantes:
Literatura André Nogueira

5 de abril IFSul Campus Camaquã
10:00 às 21:00  mostra visual e auditiva sobre a resistência artística cultural no hall de entrada
10:30 às 12:00 - "História do movimento estudantil, juventude e participação política" - Ponto de Cultura Memórias em Movimento – Instituto Mário Alves Pelotas
16:30 Oficina de Literatura sobre a produção artística da resistência à ditadura
Professoras de Literatura: Carla Vianna e Vera Hass
19:00 roda de conversa com a presença do Comitê pela verdade, memória e justiça de Pelotas e região + filme-debate “Memórias do movimento estudantil – ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil” (00:59 min. Direção de Sílvio Tendler – 2007)
Professores participantes:
Sociologia: Patrick Kovalscki
Filosofia: Sergio Corrêa
Geografia: Edson Oliveira
História: Fernanda Silva

Promoção: IFSul Campus Pelotas Comitê pela Verdade Memória e Justiça de Pelotas e região Ponto de Cultura Memórias em Movimento (Instituto Mário Alves)

domingo, 10 de março de 2013

Pela legitimidade da Comissão de Direitos Humanos

O Instituto Mário Alves está coadunado à campanha que pede a imediata destituição do Pr. Marco Feliciano da Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. É de conhecimento público que o referido parlamentar frequentemente manifesta opiniões racistas e homofóbicas; sendo a sua nomeação um verdadeiro insulto aos movimentos sociais que lutam pela igualdade de direitos e justiça social, no Brasil.

Você também pode ligar para a ouvidoria do Congresso Nacional e exigir que esse equívoco seja corrigido o mais rápido possível. O telefone para contato é 0800-619-619.

Para assinar a petição clique aqui!