terça-feira, 27 de novembro de 2012

IMA realiza projeto que resgata a memória do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região

Os momentos de luta da classe trabalhadora asseguraram, pela via direta, conquistas importantes nos planos político e econômico ao longo das últimas décadas. Infelizmente a lógica com a qual estrutura-se a sociedade, nos dias de hoje, pouco abre espaço para as memórias de entidades sindicais e movimentos classistas em geral.

Como não é de interesse das megacorporações e dos grupos de interesse que atuam nas estruturas de poder, o senso comum não possui as informações necessárias para compreender o grau de importância do sindicalismo combativo na retomada da democracia e nas diversas conquistas pontuais, que beneficiam não só um conjunto de trabalhadores, mas a sociedade como um todo.

Sendo assim, o Instituto Mário Alves (IMA) - em parceria com o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região (SEEB) - está lançando o projeto "Atividades de recuperação da memória histórica do SEEB e de comemoração pelos 80 anos”. Trata-se de uma oportunidade de resgatar a história de luta desta importante organização sindical e revelar à própria categoria, aos movimentos sociais e à comunidade em geral as passagens marcantes deste sindicato na conquista de direitos trabalhistas.

Desta forma, acredita-se estar não só cumprindo uma importante tarefa de resgate histórico, mas, sobretudo, contribuindo com o debate sobre temas de interesse da categoria bancária, da classe trabalhadora em seu conjunto e da população em geral, pois serão oportunizados momentos de diálogo e reflexão ao longo da execução do projeto.

Entre as atividades previstas, estão a realização de um documentário destacando a trajetória do SEEB e a edição de uma revista, que reunirá parte expressiva dos materiais coletados na pesquisa. As produções ficarão à disposição da categoria, configurando-se em registros históricos de grande valia para a formação política dos bancários.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

IMA realiza jantar com bingo

O Instituto Mário Aves (IMA) convida associados, colaboradores e simpatizantes para janta de final de ano, a realizar-se na próxima sexta-feira (23), no Salão de Festas da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPEL), rua XV de Novembro, 262.

No cardápio, Fricassê e alternativa vegetariana. Durante o jantar será lançado o site do IMA e ocorrerá um bingo, no qual os participantes estarão concorrendo a vários itens, como livros, camisetas, adesivos e cartazes relacionados às temáticas desenvolvidas pelo instituto. O encontro começa às 21h e o convite custa R$ 15,00. Os convites podem ser obtidos diretamente na sede do IMA, rua Andrade Neves, 821. Mais informações: 3025-7241.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Curso de Extensão Os Anos Rebeldes e os 20 anos do Fora Collor

O Curso de Extensão Os Anos Rebeldes e os 20 anos do Fora Collor, promovido pelo Ponto de Cultura Memórias em Movimento: Juventude, Cultura e Política (Instituto Mário Alves) e pelo Comitê pela Memória, Verdade e Justiça - Pelotas e Região, em parceria com o Colégio de Aplicação da UFRGS e o Laboratório de Ensino de História da UFPel, objetiva abordar um longo período da história contemporânea brasileira, através da exibição e discussão da minissérie Anos Rebeldes, exibida pela Rede Globo em 1992.

Assim, o curso oportuniza uma detalhada contextualização da política, da cultura, das relações e processos sociais que marcaram o período de ditadura civil-militar no Brasil (1964-85) e sua repercussão nos anos seguintes (1989-92), em uma leitura através das mídias. A atividade também objetiva analisar o papel da imprensa e da televisão ao longo de todo este processo.

Segundo o Prof. Nilo Pianna de Castro (Dr. em Ciência Política pela UFRGS e Prof. de História do Colégio de Aplicação da UFRGS), ministrante da atividade:

“A realização deste curso se justifica pela necessidade de oportunizar o aprofundamento de um tema significativo para a compreensão da história do Brasil, ou seja, as relações com a informação e os meios de comunicação no Brasil. O tema instiga polêmicas e debates, e traz à tona a necessidade de uma permanente observação e discussão sobre quem fornece informações e como ela é recebida e processada pelo cidadão. Além disso, é preciso analisar as permanências dos tempos de ditadura na sociedade brasileira que transitou do controle do Estado para o monopólio do mercado e, assim discutir sobre a relação história e memória coletiva que vem sendo construída (pelas mídias).”

Seguem os dados gerais do Curso:

Os Anos Rebeldes e os 20 anos do Fora Collor - Uma abordagem sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) através da exibição e discussão da minissérie “Anos Rebeldes”, exibida pela Rede Globo em 1992

Ministrante: Nilo André Piana de Castro (CAp/UFRGS)

Dias 08, 09 e 10 de novembro

Quinta-feira: das 14h às 18h e das 19h às 22h
Sexta-feira: das 14h às 18h e das 19h às 22h
Sábado: das 8h30 às 12h30 e das 14h  às 17h

Realização: Ponto de Cultura Memórias em Movimento: Juventude, Cultura e Política - Instituto Mário Alves

Organização: Colégio de Aplicação da UFRGS / Comitê pela Memória, Verdade e Justiça Pelotas e Região / Laboratório de Ensino de História – UFPel

Público Alvo: estudantes, professores, comunidade em geral

Inscrições gratuitas!

Carga horária:
40 horas (presencial e à distância/os participantes receberão materiais e tarefas que serão realizadas para completar a carga horária)

Será cobrado R$5,00 (Cinco reais) apenas para os participantes que desejarem o certificado, emitido pelo LEH-UFPel, de 40 horas.